Clássicos do design: a cadeira Swan

Parece que a família de móveis criados por Arne Jacobsen não tem fim. Hoje entramos no mundo da cadeira Swan, prima do conhecido poltrona Egg, e irmã do sofá Swan cujas formas, conforto e qualidade a situam a meio caminho entre o mundo das cadeiras e as poltronas. Hoje queremos explorar a história desta preciosa cadeira, um móvel ideal para criar recantos acolhedores em sua sala de estar-sala de jantar ou para usar como cadeira de secretária ou para visitas em sua empresa ou escritório.

História da cadeira Swan
A cadeira Swan nasceu juntamente com a poltrona Egg, e o sofá Swan em 1958, quando o designer e arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, recebeu o encargo de decorar o interior do Radisson SAS Royal Hotel, um edifício que ele mesmo projetou e construiu, e que até 1969 foi o edifício mais alto da Dinamarca e seu único arranha-céus. Os três móveis foram posteriormente utilizados na decoração de outros edifícios de uso público projetados por Jacobsen, como a sede do Banco Nacional da Dinamarca.
O trabalho de Arne Jacobsen inscrição dentro do modernismo dinamarquês, que ganhou relevância após a II Guerra Mundial e que foi pioneiro da popularização do design escandinavo, propiciada pela IKEA. Como arquiteto, Jacobsen destaca-se pelo seu contributo para o funcionalismo, criando edifícios que se destacam por colocar o seu design ao serviço de sua função. Mas, se passou a história foi pela sua faceta de designer industrial, que o tornou célebre graças a outras peças de mobiliário como a 7 Chair, a Ant Cadeira ou a Drop Chair.
7 Chair
Ant Chair
Drop Chair
Tanto a cadeira Swan, como a poltrona Egg tiveram sua versão sofá, mas apenas o sofá Swan ainda está sendo produzido hoje em dia. Trata-Se de uma elegante variação da cadeira que, no entanto, apresenta um carácter absolutamente próprio e intransferível.
Sofá Swan
Como o sofá-Egg, a cadeira Swan e possui formas orgânicas que proporcionam um conforto absoluto e garantem uma certa intimidade e discrição, algo fruto de seu propósito inicial, como armário de hall de hotel, ou seja, como a cadeira de uso público pensada para um espaço de passagem, em grande medida, dedicado à arte da espera.

A situação e a forma dos braços, bem como a ligeira inclinação para trás que apresenta, otimizam o conforto que é capaz de dar.

Imagens | Due-Home, Facilisimo, Archi Expo Itália, Dexigner, Los Angeles Modern auctions auto Blog, FFFFOUND!
Clássicos do design: a cadeira Swan