Clássicos do design: a cadeira Tulip

A cadeira Tulip criada por Eero Saarinen está entre as peças mais queridas do catálogo de Due-Home. A estrela de uma família de clássicos que inclui a cadeira Tulip Arms com braços, a cadeira Tulip de escritório e as famosas mesas em que complementa, com réplicas realizadas em alumínio, vidro ou mármore. Este último, um material que, como vos temos há pouco em nossa série de tendências em decoração para o verão 2014, está dando muito que falar entre designers e público. E como todos os nossos clássicos do design, a cadeira Tulip tem uma história fascinante, uma que combina talento e muitos reconhecimentos.

História da cadeira Tulip
A origem da cadeira Tulip remonta a 1955 e 1956, quando o arquiteto e designer finlandês Eero Saarinen, trabalhando para a companhia de Hans Knoll, marido de sua amiga e também designer Florence Knoll, unificou em um móvel suas influências modernistas e futuristas. O resultado foi um sucesso, apesar de que Saarinen já havia mostrado seu talento em passadas em colaboração com seu pai, o célebre arquiteto Eliel Saarinen– ou da obtenção de um primeiro prémio, juntamente com Charles Eames durante a competição “Projeto orgânico em Móveis para casa”.

A cadeira Tulip ostenta um design retro-futurista, ou seja, a visão de como seria o projeto do futuro nos anos 50 e 60. Esta visão caló profundamente nessa época, como demonstra o surgimento da cadeira Tulip no clássico de televisão Star Trek. Muitas das cadeiras da U. S. S. Enterprise eram cadeiras Tulipa, e mesmo após o cancelamento da série a grande maioria acabaram no lixo, por que sobreviveram têm vindo a ser pago até 18.000 dólares.

Como um bom clássico, a gama Tulip soube fazer um oco no nosso dia-a-dia, seja em residências que procuram um atraente elemento de vanguarda ou de escritórios para a última. Suas formas fluidas falam de dinamismo e, com ou sem braços, a cadeira Tulip é um exemplo de conforto. Todos os quartos incluem uma confortável almofada, que contrasta com a estrutura da cadeira, e que em DueHome temos disponível aqui em vermelho sobre estrutura branco ou preto.

Mesa Tulip Vidro
Mesa Tulip Mármore
E se queremos enrolar enrolar, nada como combinar um conjunto de cadeiras com uma Mesa Tulip. No Due-Home encontrar dois modelos: a clássica mesa Tulip com a tabela de vidro em duas cores e a versão de mesa Tulip com mesa de mármore, que acrescenta a sua essência futurista, um material clássico que pode dar muito jogo na sala, a cozinha ou até mesmo no terraço. Atreve-se a jogar com este clássico do design retro-futurista?
Imagens | Zooetico, CA Design, Modern Charlotte Realty, Due-Home
Clássicos do design: a cadeira Tulip

Posted in: Uncategorized