A cortina para quarto torna o ambiente mais bonito e aconchegante. Não é para menos, afinal, a peça complementa a decoração, evita que ruídos externos entrem no cômodo e bloqueia o excesso de luz natural.
Pensando em investir nessa poderosa peça para transformar a decoração de seu quarto? Neste caso, saiba como escolher a cortina ideal e garanta um melhor resultado na composição do ambiente.
Considere o estilo decorativo
Antes de comprar cortina para quarto casal, considere a estilo decorativo utilizado no ambiente, se minimalista, rústico, romântico, contemporâneo ou clássico. Escolha a peça de acordo com esse estilo, o que garantirá um visual mais harmônico para a decoração.
Defina o tecido
O tecido pode conferir um ar mais refinado ou delicado para a decoração. Se sua intenção for tornar o ambiente requintado, escolha cortina com tecido encorpado, como o veludo, linho puro e shantung de poliéster ou seda.
Caso prefira dar um toque delicado no ambiente, utilize cortinas de tecido leve, como as de crepe, voil, organza, renda e chiffon. O único ponto a ser ressaltado é que essas opções são transparentes, mas dá para ter mais privacidade combinando-as com a cortina blecaute.
Cuidado com a cor
O quarto pede cores neutras e claras, porque não são estimulantes e contribuem para ter melhores noites de sono e descanso. Portanto, prefira a cortina branca, bege, cinza ou em tons pastel.
Escolha o tamanho perfeito
O ideal é que a cortina do quarto vá do teto ao piso, para garantir um visual alongado ao pé direito, o que é mais sofisticado e combina melhor com o ambiente. A cortina média ou pequena é uma alternativa somente quando há algum móvel debaixo da janela.
Antes de comprar cortina para quarto, meça o espaço em que deseja deixar a peça e considere essas medidas para garantir um modelo no tamanho ideal e com melhor caimento.