Como escolher um varão de cortina?

Escolher o varão de cortina certo é muito importante para garantir a harmonia da decoração da sua casa ou escritório. Na Lojas Donna, oferecemos diversos modelos, cores e estilos de varões para atender a sua necessidade.

Mas para acertar na hora da compra, é preciso saber quais critérios levar em consideração ao escolher o varão de cortina. Por isso, fique com a gente, pois vamos te explicar como escolher o varão conforme o modelo de cortina, altura da janela e ambiente.

 

Dicas para escolher o varão de cortina certo

Existem alguns detalhes que devem ser levados em conta na hora de escolher o varão de cortina. Entre eles, está o ambiente onde a cortina vai ser instalada, se você deseja que entre mais ou menos luminosidade no local e a altura da janela.

A partir de agora, vamos te passar dicas de ouro que vão te ajudar na hora de escolher o varão de cortina certo.

A imagem mostra um exemplo de uma pessoa fazendo a instalação do varão para cortina.

Fique atento às medidas do varão e da janela

Há varões específicos conforme a sua necessidade e preferência. A recomendação é que o varão passe 20 centímetros da largura da janela, sendo 10 centímetros de cada lado. No próprio site das Lojas Donna há um tutorial em vídeo que explica em detalhes sobre as medidas para escolher o varão de cortina certo.

Se você deseja instalar cortinas maiores, que cubram do varão até o chão, prefira tecidos que medem entre 2,60 m e 2,80 m de altura. Já para cobrir janelas de tamanho padrão, opte por cortinas que medem cerca de 1,80 m de altura. Para deixar a cortina bem franzida,

utilize meio metro de varão para cada 1,4 m de largura de cortina.

Quanto ao tamanho dos varões para cozinha, os mais indicados são os de 13 milímetros. Para quartos, os de 19 milímetros são os recomendados. Já para sala, é possível utilizar varões de 28 e 32 milímetros, que suportam mais peso.

Caso prefira, você pode comprar varões maiores e utilizar um conector entre eles, para sobrepor cortinas diferentes. Neste caso, opte por dois suportes para varões de até dois metros. O recomendado é adicionar um suporte a cada um metro de varão para cortina.

Além disso, o suporte curvado é o mais indicado para fixação no teto.

 

Nível de vedação solar

As cortinas embelezarem e garantirem mais sofisticação aos ambientes. Mas há quem também as use para deixar o ambiente mais escuro e, assim, ter um sono mais tranquilo. Neste caso, os modelos produzidos em blackout são uma ótima opção, pois impedem a passagem da luz solar.

Já quem prefira acordar com os raios de sol iluminando o ambiente, então, cortinas mais leves, como as de voal, são os modelos perfeitos, pois ajudam a compor a decoração do cômodo sem bloquear a luz solar de forma intensa.

A escolha dos tecidos que compõem a cortina vai ser de acordo com seu gosto e preferência, e conforme a sua necessidade de vedação da luminosidade natural. O único cuidado que deve ser tomado é com as medidas da cortina, da janela e do varão.

 

Como instalar varão de cortina

Realizar a instalação de uma cortina com varão é muito simples, e a Lojas Donna facilita ainda mais esse processo, pois todos os varões já vem com suportes, ponteiras, parafusos e buchas para fixação.

Mas você também vai precisar de uma escada, trena, lápis, furadeira e chave Philips. Após reunir todos as ferramentas necessárias, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Marque 15 cm de cada lado da janela para fixar os suportes;
  2. Verifique a posição das marcações com o varão, para conferir se não estão tortas (o ideal é que os suportes não fiquem nem muito na ponta, nem tão para dentro do varão);
  3. Coloque a cortina no varão e insira as ponteiras para o tecido não escapar;
  4. Meça a altura do varão até a barra da cortina;
  5. Marque a altura a pelo menos 10 cm acima da janela (se houver algum móvel embaixo da cortina, certifique-se que o tecido ficará rente ou acima dele);
  6. Caso você tenha optado por um suporte de teto, utiliza uma regra rígida, ao invés da trena, ou um pedaço de madeira para alinhar as laterais da janela ao teto;
  7. Marque 15 cm de cada lado a partir desses pontos (a distância da parede vai depender do tipo de suporte, o ideal é que haja espaço entre eles);
  8. Faça as marcações dos parafusos usando o lápis;
  9. Fure as marcações e parafuse os suportes na parede;
  10. Coloque a cortina no varão e instale as ponteiras para o tecido não escapar;
  11. Instale o varão no suporte e pronto!

 

Modelos e onde comprar varões de cortina

A Lojas Donna possui dezenas de modelos de varões, em cores e estilos para todos os gostos. A linha Supreme Classic é sofisticada e cheia de elegância, com ponteiras cravejadas de strass.

Os modelos desta linha estão disponíveis nas cores Imbuia, Palha, Branco, Prata e Ouro Velho. Os varões de cortina Supreme Classic de 200 cm e 300 cm são ideais para cortinas de 2 e 3 metros, respectivamente. O kit é composto por varão, 3 suportes, 2 ponteiras, 6 parafusos e 6 buchas.

A linha Supreme também possui varões de cortina com ponteiras em formato de cubo, cravejada com strass, e de bola. As ponteiras são itens essenciais para evitar que a cortina escape enquanto é instalada no varão.

Descubra mais sobre varões para cortinas no site das Lojas Donna!

Agora que você já sabe como tirar as medidas, onde comprar varão de cortina certo e como realizar a instalação, é só colocar a mão na massa!