Como ler a Bíblia Sagrada inteira em um ano sem fracassar? 3 dicas fundamentais

Imagine que você é cristão e quer ler a Bíblia em um ano. Então abre o Gênesis, o primeiro de janeiro e começar a ler um pouco todos os dias, seguindo algum plano que traz a sua Bíblia ou se veste com Internet. Quando passar um par de dias sem ler, você tenta entrar para o dia.

Quando você chegar ao Êxodo, já está um pouco esgotado e perturbado por algumas coisas que não perceberam lendo Gênesis (O que é Que passava pelas mentes das filhas de Lot!?). E quando você chegar em Levítico, ele se torna mais difícil seguir a leitura e sente que não vai conseguir. Depois de alguns dias em que você se esqueceu de ler, abandonar seu plano. E quando depois que você vê a sua Bíblia, você está tentando afogar a sensação de que, talvez, você não é um bom cristão depois de tudo.

Talvez penses que isso soa muito familiar. Talvez você não tem que imaginá-lo porque você tem acontecido. Sabe que começar a ler a Bíblia em janeiro é fácil. A coisa mais difícil para muitos nem é chegar a dezembro, é chegar a fevereiro.

Tudo isso é mais frustrante, quando acha que uma audiobiblia geralmente dura de 74 horas. De acordo com Crossway, pode ler a Bíblia em um ano lendo apenas 12 minutos por dia; uma quantidade de tempo ridiculamente pequena em comparação a suas horas em redes sociais e Netflix. Não temos desculpas para não ler a Bíblia pelo menos um ano… e, no entanto, falhamos.Portanto, aqui vai algumas dicas para nãomais falhar na missão de terminar o livro inteiro.

1. Leia como se Deus estivesse ao seu lado

Isto é porque, na verdade, você precisa dele para ler a bìblia! Dependemos do Espírito Santo. Então faça suas orações do salmista no salmo 119, por exemplo:

  • “Abre os meus olhos, para que veja As maravilhas da Tua lei” (v. 18), para que possas ver a beleza da Palavra de tal maneira que o seu coração deseja mais nas manhãs de saber o último que outros publicaram em suas redes sociais ou o que está na televisão.

  • “Dá-me entendimento, para que guarde a Tua lei e para a cumprir de todo o coração” (v. 34), para que possamos entender como aplicar a Palavra em nosso dia-a-dia.2. Considera-se usar um plano de leitura realista.Um plano de leitura é uma excelente ajuda, mas só se você procura um realista.

2. Leia um pouco todo dia

Se o seu caso não é a vasta leitura e honestamente sua vida está cheia de responsabilidades, não te recomendo um plano que você leva para ler muitas horas por dia. Isso não é ser realista quanto às suas capacidades atuais e seu ritmo de vida, com os papéis e as tarefas que Deus lhe deu em seu estágio presente.

3. Evite as distrações durante a leitura

Isto pode soar óbvio, mas é provável que também não o seja para alguns dos leitores deste artigo. Entretanto, estar num lugar calmo somente para exercitar a sua paz e fé é algo que vai te ajudar a se concentrar na leitura e também a se conectar com Deus enquanto faz as suas orações e interpretações da Bíblia. Esse será um momento especial para você.