Como reduzir as manchas na pele?

Manchas na pele são problemas dermatológicos comuns que incomodam muito, chegando a baixar uma autoestima. Mas, existem formas de reduzi-las e ter uma pele com tom mais uniforme. Veja, a seguir, como isso é possível.

Tipos de manchas na pele

Antes de saber exatamente como reduzi-las, é preciso conhecer qual é o seu tipo de mancha. Essencialmente, existem três tipos:

  • Mancha problemas castanha / amarronzada: é o mais comum e pode ser associado ao melasma, acne, entre outros de pele. É resultado da elevada produção de melanina, ativada por meio da exposição solar, inflamação ou alteração hormonal;
  • Mancha branca: é ocasionada pela ausência ou redução de melanina. Esse tipo é comum em pessoas com vitiligo, albinismo e pitiríase versicolor, também chamada de pano branco;
  • Mancha vermelha: é um sintoma de doenças de pele como dermatites atópica, seborreica e de contato, rosácea e psoríase.

Um detalhe importante: manchas escuras na pele , bem como brancas e vermelhas, podem indicar outro problema grave, o câncer de pele. Por isso, antes de partir para um tratamento por conta própria é fundamental consultar um dermatologista.

O profissional analisará como manchas e, caso associado a doenças de pele , recomendará os medicamentos adequados para tratar esse problema de saúde.

Vale lembrar que manchas de câncer de pele possuem um aumento lento de tamanho e sangramentos. Procure acompanhar suas manchas, para identificar se essas características têm. Em caso positivo, consulte um médico.

Como reduzir manchas na pele

Existem diferentes métodos para tirar manchas do rosto . Caso associado associado a uma doença dermatológica, muitas vezes basta tratar essa enfermidade para eliminá-las. Em outras hipóteses, é possível adotar as seguintes medidas:

Uso de produtos clareadores

Há uma ampla variedade de produtos e ativos clareadores, como a tretinoína e hidroquinona, que são utilizados de forma tópica, com aplicação diretamente sobre a pele.

Outros ativos que podem promover o clareamento são a niacinamida, ácido tranexâmico e vitamina C, que também são agentes importantes para combater o envelhecimento da pele.

Existe, ainda, a possibilidade de combinar clareadores de manchas e orais com ativos como o Picnogenal, Polypodiul Leucotomos e Cisteamina, que atuando na inibição da hiperpigmentação, redução de manchas, entre outros benefícios.

Procedimentos clínicos

Procedimentos clínicos realizados em consultório por um dermatologista são excelentes investimentos porque entregam melhores resultados em curto, médio e longo prazo.

Entre os procedimentos clínicos mais recomendados para remover manchas no rosto e corpo, destaque para o laser, peeling físico e químico e microagulhamento com aplicação de ativos clareadores em maior concentração.

Muitas vezes, esses procedimentos podem ser combinados com o uso de produtos experimentais e orais, para acelerar o resultado e garantir uma pele em tom uniforme, mas somente se indicados por um dermatologista.

Dica para evitar manchas na pele

Investiu em produtos comuns, orais e procedimentos clínicos? Então, é essencial seguir outra dica sobre como tirar manchas do rosto : usar protetor solar regularmente, o que evitar o escurecimento das que já estão na pele e o surgimento de outras. Aplique protetor solar diariamente, preferencialmente com FPS 30, no mínimo.