Como usar os motivos geométricos em decoração

Uma das tendências que mais estão causando furor nesta primavera são os motivos geométricos, mas qualquer um que tenha tentado decorar sua casa com eles se terá dado conta de que não é fácil aplicá-los com acerto. Hoje nós visitamos os acessórios de decoração, mobiliário e paredes que assinaram a esta tendência para vos dar pistas sobre como usar os motivos geométricos na decoração de forma bem sucedida e elegante.

As aplicações do geométrico podem ser variadas. Uma delas é a utilização de motivos geométricos nas paredes, seja em forma de pintura ou papel de parede. Mas este uso é também um dos mais ousados e por isso recomendamos seguir algumas regras básicas na hora de decorar paredes com motivos geométricos. Uma boa idéia é usar tons acromáticos (branco-preto-cinza) ou em tons muito suaves –ou uma combinação de ambos.

A combinação de motivos geométricos em preto e branco nas paredes e acessórios com móveis e objetos de cor preta, como as lâmpadas penduradas Amsti da foto inferior– representam unir duas marcadas tendências para a primavera de 2014 e permitem a obtenção de resultados altamente sofisticados, com um toque high-class indiscutível.

Na mesma linha, a utilização de diferentes intensidades de uma mesma cor ou a mistura de tons harmônicos entre si –como a combinação de laranja e madeira que mostramos na foto inferior– também dão origem a resultados muito interessantes.

Para decorar paredes com motivos geométricos, é importante saber em que ponto deixar respirar os diversos elementos. Isso se pode conseguir espaçamento das figuras geométricas entre si, ou deixando-a com uma ou mais paredes lisas na estadia. Com esta prática, você acumula um interessante equilíbrio, já que conseguireis um maior dinamismo sem cair em excessos.

Outra boa idéia é tirar os motivos geométricos das paredes e levá-los a objetos, têxteis e acessórios de decoração, como a tapeçaria de almofadas, colchas e edredons, vasos decorativos, as estantes ou caixas de armazenamento. Esses elementos podem compartilhar cena com motivos geométricos nas paredes, ou serem eles os protagonistas absolutos.

Finalmente, nós também amamos a utilização de tapetes com motivos geométricos em estadias de resto muito monocromáticas, já que criam uma atmosfera serena e vitais em partes iguais. Esta ideia é especialmente bem em quartos de crianças, embora com um pouco de graça pode ser aplicado a diversas partes da casa, como escadas, corredores, cozinhas e corredores.

O que vos pareceu essas idéias sobre como usar motivos geométricos na decoração? Já vos ajudaram a aplicar a tendência?
Imagens | Decofilia, The Huffington Post, Mamãe Decore, Comodoos Interiores, Deco Ponto Suspensivo, Paperblog.
Como usar os motivos geométricos em decoração