É tendência na decoração: madeira sem tratar

A influência nórdica na criação de móveis e decoração em geral se mantém forte entre as tendências em decoração 2014, ganhando cada vez mais adeptos, pela sensação orgânica, de limpeza e de claridade, que transmitem. Dentro desta linha decorativa destaca-se, com força, um elemento típico do estilo nórdico: a madeira sem tratamento, um recurso que nos permite combinar superfícies 100% naturais de diferentes tons em ambientes sóbrios e até comedidos, tão próprios do design escandinavo.

A principal virtude da madeira sem tratamento é, talvez, o atrativo que desperta a imperfeição de sua superfície, essas formas aleatórias e orgânicas que apresenta a natureza sobre ela como se fosse uma tela, e que tão bem ficam quando se lhes dá a forma de um armário.

Nossos móveis de sempre, como as cadeiras ou as mesas, ganham mais personalidade ao mostrar texturas e veias que decoram, por si só, e que por vezes colocam um desafio na hora de escolher o resto do mobiliário. Mas o bom da madeira sem tratamento é que ele é versátil o suficiente para funcionar muito bem combinada com metais, vidro e até mesmo plástico.

Daí que encontremos essa tendência aplicada não apenas móveis, mas também como parte de elementos decorativos tão insuspeitos como quadros, espelhos e talheres.

A madeira sem tratar também está presente em cozinhas e banheiros, respondendo bem diante de umidade e vapores, e nos ajudando a conservar o calor, a casa durante o inverno, devido às suas propriedades térmicas. E também não devemos esquecer que os móveis feitos com madeira sem tratamento são mais sustentáveis e menos tóxicos, e que oferecem muitas possibilidades de reciclagem, podendo dar lugar a novas peças, através de materiais recuperados.

Também não é de estranhar que cada vez mais famílias apostem por este tipo de madeiras, seja em edifícios eco-friendly, ou cobrindo superfícies específicas, como paredes e pisos. Neste sentido, a madeira de acabamento rústico, é uma alternativa muito atraente para os clássicos de estuque.

E vocês, o que fariam? Credes que chegou o momento de dar uma chance a madeira sem tratamento? A nós nos parece uma tendência fascinante e uma volta ao básico… Não poderia gustarnos mais!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar sua fonte, exceto cabeceira, que pertence a Anrei.
É tendência na decoração: madeira sem tratar