É tendência na decoração: pintar móveis

Algumas pessoas restaura móveis velhos, outras aproveitam os que já têm para criar móveis novos ou remangan e os construídos a partir do zero a partir de matérias-primas inusitadas, e, em seguida, há um terceiro grupo que, recorrendo a algumas mãos de tinta, reinventam o seu mobiliário e, de passagem, dão nova vida às suas famílias.

No início do ano, destacábamos que os tons pastel são uma das tendências mais importantes para esta primavera de 2014. Após sua passagem por paredes e acessórios, agora, parece que os tons pastel são instalados em móveis, fazendo com que até mesmo os que levam mais tempo em nossa vida pareçam novos, com uma simples mudança de cor.

Tchau para os tons originais da madeira e bem-vindo o gramado verde, o rosa claro ou o céu azul, cores que multiplicam as possibilidades de qualquer móvel, já nos decantemos por pintá-las ou parcialmente, por fazê-lo totalmente, cobrindo-os até que não fique à vista nem um milímetro da superfície original.

E quem diz cores pastel, diz também outras gamas mais intensas, tão vitais como elegantes, ou brancos, bege e outros tons suaves, ideais para ganhar espaço e luz, ou aposta por inverter o processo e recriar na superfície de uma peça de mobiliário, já pintou as texturas e peculiaridades de madeira real.

Tudo depende da nossa experiência e nosso bom gosto na hora de combinar vários tons. Mas a pintura sobre um móvel não necessariamente tem que procurar rejuvenecerlo: em algumas ocasiões, nos interessa respeitar as “rugas” e imperfeições do armário para preservar o seu carácter, mesmo sob uma nova camada de tinta.

Por outro lado, a tinta pode se tornar uma boa solução quando deparamo-nos com um mobiliário funcional e prático que se choca com a decoração geral. Nada mais doloroso do que se desvincular de um móvel útil, simplesmente porque não casa com a cor das paredes ou do resto do mobiliário. Agora já não é uma desculpa: a solução está em um pote de tinta, umas escovas e um leve verniz.
E você, o que acha desta tendência? Eu atreveríais a pintar os vossos móveis?
Imagens | Home-Dzine, DigitalSherpa, Weheartit, Brand Wave, Houzz,
É tendência na decoração: pintar móveis