É tendência na decoração: tapetes de macramê

Há alguns meses atrás, em pleno outono 2013, algumas publicações se uniram para resenhar uma micro-tendência que se repetiu aqui e ali, mas que não se atreviam a fazer a ligação ainda pelo seu nome: tapeçarias de macramê e, mais em geral, tapeçarias de parede, elaborados à base de tecidos. E é que este tipo de decoração de parede, muito anos 70, é arriscada e polarizante, o que dá a sensação de ter uma vida muito curta. Mas pouco a pouco as tapeçarias de macramê se foram fazendo o seu site e para o dia de hoje deixaram de ser uma micro-tendência para se tornar uma verdadeira tendência em decoração para a primavera de 2014.

Os primeiros a detectar a tendência foram Decor8, que souberam ver o amplo alcance de idéia e não se limitaram a analisar apenas os tapetes de macramê, mas que, destacaram-se os tecidos trançados como panos de parede. Sua intuição lhes levou a rever o trabalho de profissionais como Maryanne Moodie, a fundadora da House of Maryanne Vintage, que durante a sua gravidez, se dedicou ao macramê como meio de relaxamento e acabou vendendo suas tapeçarias com muito sucesso, o de BrookandLyn, um casal de Nova York que se mudaram para Los Angeles e, entre outras coisas, decidiram dar forma à sua arte através do macramê e tapeçarias de tecido, ou o apartamento de Adam Pogue no centro de Los Angeles, um lar cheio de ideias DIY entre as quais se destacam as tapeçarias de parede.
Maryanne Moodie

Maryanne Moodie
Maryanne Moodie
Apartamento de Adam Pogue, em Los Angeles
BrookandLyn
BrookandLyn
BrookandLyn
A partir desse momento, tornamos a ver tapeçarias de macramê e derivados de forma intermitente em vários lugares e publicações, até que em janeiro de 2014, a tendência se confirmou: Elle Decor nos propõe a criação DIY de vasos pendentes de macramê, no Etsy existem milhares de artigos com a tag “woven hanging wall”, e no Pinterest cada vez são mais numerosas as placas com a palavra “macramê” no título. Confirmado: o macramé é tendência. Como participar?
Imagens | Decor8, BrookandLyn, Old Brand New Blog, The Design Files, Casa Sugar, O Pinterest.
É tendência na decoração: tapetes de macramê