A correria do dia a dia, o excesso de tarefas e responsabilidades, bem como o grande volume de informações que recebemos diariamente podem desencadear um problema comum, a estafa mental.
Não sabe o que é estafa mental? Aqui, respondemos o que é e indicamos como tratá-la naturalmente. Continue a leitura e saiba!
O que é estafa mental?
A estafa mental é um quadro em que há o sobrecarregamento do cérebro, prejudicando seu funcionamento e gerando sintomas físicos e mentais específicos, de modo a prejudicar a qualidade de vida da pessoa.
O que provoca a estafa mental?
Existem vários gatilhos para o surgimento e estabelecimento da estafa mental, como os que são listados a seguir:
- Necessidade de tomar muitas decisões em curto prazo;
- Obrigação de realizar muitas atividades diariamente;
- Recebimento de um volume grande de informação no dia a dia, precisando processá-la rapidamente para agir.
Sintomas da estafa mental
Você já sabe o que é estafa mental e o que pode provocá-la, agora é importante saber quais são seus principais sintomas para identificar esse problema e agir para tratá-lo.
Curiosamente, os sintomas de estafa mental são caracterizados como sinais de falência, indicando uma baixa no funcionamento cerebral. A seguir, veja quais são esses sinais:
- Dificuldade de concentração;
- Problemas de memória;
- Incapacidade de elaborar pensamentos, principalmente os que demandem um raciocínio lógico;
- Desequilíbrio emocional;
- Insegurança constante;
- Ansiedade;
- Irritabilidade;
- Insônia ou excesso de sono;
- Dor de cabeça;
- Mal-estar físico;
- Baixa produtividade;
- Perda de prazer em atividades que antes lhe agradavam;
- Problemas no trabalho e em relacionamentos pessoais;
- Busca por subterfúgios para ter prazer. Neste caso, é comum desenvolver compulsão alimentar e vício em drogas, jogos e sexo. Alimentos e bebidas alcoólicas, por exemplo, são compensatórios.
É importante mencionar que a estafa mental só é diagnosticada quando seus sintomas ocorrem com frequência ou de forma contínua, prejudicando a saúde física e emocional.
Estafa mental x Burnout
Muitas pessoas confundem a estafa mental com o Burnout. Mas, afinal, será que são a mesma coisa? Não são. A estafa mental é uma etapa anterior ao Burnout.
Curiosamente, o Burnout é um sinal de alerta máximo que o cérebro dá quando está muito sobrecarregado, tanto que quem vivencia esse quadro tem sintomas mais intensos, como apagões totais e lapsos de memória.
Além disso, quem tem Burnout possui uma constante sensação de impotência, baixa valia e dores físicas. Frequentemente, esse problema é comum quando a pessoa se dedica ao máximo ao trabalho e não identifica um retorno compensatório.
Como tratar a estafa mental naturalmente
Existem diferentes formas de tratar a estafa mental quando se identifica seus sintomas. De maneira geral, este é um problema que é tratado com mudança de estilo de vida, principalmente.
O motivo disso é simples: é preciso eliminar ou ter melhor controle sobre o que desencadeia a estafa mental, o que se atinge se realizar mudanças significativas em sua vida. Normalmente, recomenda-se que:
Faça psicoterapia
A psicoterapia ajudará identificar o que lhe incomoda, a refletir sobre atitudes, crenças e forma de relacionar com pessoas e coisas. Também ajuda a encontrar modos de mudar e de lidar com angústias, possibilitando que se relacione com o mundo de maneira mais agradável e saudável.
Alimente-se saudavelmente
Uma alimentação saudável fornece ao organismo, incluindo o cérebro, nutrientes essenciais para seu correto funcionamento. Por isso, coma mais alimentos naturais, corte o excesso de doces e industrializados, bem como o consumo em excesso de bebida alcoólica.
Durma o suficiente para se sentir descansado
Durante o sono, processos importantes ocorrem em nosso corpo, como o de fixação da memória e equilíbrio neuroquímico. Além disso, é nesse momento em que se tem um descanso reparador.
Se não dormir o tempo suficiente para que esses processos ocorram, há um prejuízo das funções cerebrais e vitais, provocando impactos negativos na saúde física e mental.
Faça exercícios físicos regularmente
A prática de exercícios físicos ajuda a reestabelecer o funcionamento dos neurotransmissores, libera hormônios e substâncias que produzem neurônios na região do hipocampo (que é relacionado à memória) e que atuam na regeneração celular.
Resumidamente, o cérebro funciona melhor que você se exercita. Por isso, procure realizar atividades físicas diariamente. Não é preciso fazer por muito tempo, de 30 a 45 minutos já é suficiente.
Desconecte-se
Ficar o tempo inteiro no celular não ajudará a dar um descanso para o cérebro, porque ele continuará sobrecarregado pelo excesso de informação recebida.
Por isso, procure se desconectar sempre que possível. Se for difícil deixar o celular de lado, procure gerenciar seu uso, como deixar de utilizá-lo aos finais de semana ou estabelecer um período curto específico para verificá-lo.
Use suplementos naturais
Uma alternativa de tratamento para estafa mental é utilizar suplementos naturais que combatem sintomas provocados por esse problema.
Bons exemplos são os suplementos de goji berry (aumenta a energia e qualidade do sono), rhodiola rósea (estimula o cérebro) e endorfeel nutri (dá mais disposição).