Existe diferença entre diploma de Serviço Social presencial e a distância?

A pergunta que dá título a essa postagem é bastante recorrente entre aqueles que pensam em fazer uma faculdade de Serviço Social EAD. E ela é perfeitamente compreensível, uma vez que não há como evitar o receio de que todos os anos dedicados a conquistar o diploma sejam em vão devido ao risco de o documento sequer ser válido. Porém, pode respirar tranquilamente, não há com o que se preocupar. Não existem nenhuma diferença entre o diploma presencial e o a distância. Ambos passam pelos mesmos critérios e exigências ao serem avaliados pelo Ministério da Educação.

curso serviço social ead

Mas quais são esses critérios adotados pelo MEC para avaliar a instituição de ensino e, consequentemente, a validade do diploma oferecido ao final dos seus cursos? Bom, há o Conceito Preliminar do Curso (CPC), que trata-se da avaliação do quadro de professores, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos; e o Conceito do Curso (CC), que nada mais é que a avaliação feita por um representante do Ministério presencialmente, para avaliar a área pedagógica e docente, além de conferir se todos os requisitos legais e normativos estão sendo atendidos.

Além disso, existe ainda um outro parâmetro extremamente importante nesse processo: o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Graças a ele é possível que se tenha um indicativo a respeito do rendimento dos estudantes do ensino superior no que tange as habilidade e competências necessárias para que futuramente a profissão escolhida pelo aluno possa ser praticada. Resumindo, é necessário que a instituição, através dessas provas, assegure que oferece sim uma boa qualidade, caso contrário sua avaliação certamente será ruim, desabonando então seu conceito, e claro, o valor do diploma.

Portanto, dê muita atenção a esses detalhes. Como? Certificando-se que a faculdade escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação, preferencialmente com uma boa nota. Assim, acredite, você evitará toda e qualquer dor de cabeça futura, pois garantirá que seu diploma será aceito no mercado de trabalho. Sim, pois o que constará nele será a instituição na qual se formou, e não em qual modalidade isso aconteceu. Em outras palavras, seu diploma não terá os dizeres “presencial” ou “EAD”.

Conseguimos te deixar mais tranquilo? A realidade é justamente essa: faculdade séria, diploma válido. Simples assim! Então, fazendo Serviço Social a distância você poderá sim se inscrever em concursos públicos para nível superior e assumir o cargo caso seja aprovado, poderá iniciar uma pós-graduação para ficar ainda melhor qualificado e, principalmente, poderá ingressar no mercado de trabalho se candidatando a vagas de Assistente Social com as mesmas chances de quem se formou presencialmente.

Pode acreditar, as empresas não fazem qualquer tipo de distinção entre uma modalidade e outra. Muito pelo contrário! Aqui entre nós, características como organização, gerenciamento de tempo, força de vontade e disciplina, comuns àqueles que fazem faculdade a distância, tendem a ser mais valorizadas pelos recrutadores. Ou seja, você ainda poderá ter uma leve vantagem.

Agora foque nos estudos, siga firme em seu objetivo de se formar em uma faculdade de Serviço Social EAD, e tenha muito sucesso em sua profissão!