Explora e abandona a tendência do dourado

O ano começou com o reinado indiscutível de duas tendências que nunca saem de moda: o bronze e o cobre. Mas, à medida que chegamos ao verão de 2014, esse gosto generalizado derivou em uma paixão total por metais dourados, representantes de um luxo tão agradecido com os desenhos clássicos como com os mais vanguardistas e dos quais já vos demos quatro pinceladas neste post. Bem-vindo à tendência do dourado, uma tendência que talvez você tenha chegado para ficar.

Como a tendência já consolidada, a do dourado se mostra eficaz em muitos cenários, a partir de decorações que exigem apenas um pequeno detalhe que rompa com a linha dominante a usos carregados de romantismo que lembram os salões e quartos palacianos. O dourado também está presente em louças e roupas da casa, onde encontramos toalhas de mesa e cortinas de atrativos barrados, ou diretamente telas 100% douradas que casam perfeitamente com iluminações quentes.

As lâmpadas são especialmente grato com o dourado, e os designers, sem esquecer as suntuosas aranhas de toda a vida, apostaram estruturas futuristas que adotam formas geométricas em chave de ouro. Os projetos orgânicos, também é tendência, é apontam para o dourado, com marcantes exemplos que se parecem com ouriços-do-mar.

Os espelhos também se vestem de ouro, com resultados espetaculares, da mesma forma que o projeto seja sóbrio ou abunden as firulas. Os pontos deixaram de ostentar os bronzes atemporais ligeiramente desgastado a que nos tinham habituado para passar a mostrar novos dourados que, se bem que não deixam de lado o acabamento envelhecido, sim conseguem nos afastar um pouco do tão difundido feel vintage.

Além de os barroquismos, o dourado brilha em companhia de outras tendências que também são despuntado este ano, como o branco e o preto. A elegância aumenta ao misturar o dourado com o branco e/ou com o preto, obtendo um ponto de equilíbrio e requinte, que é irresistível ao aplicá-lo em nossos banheiros ou combinado com a torneira. Em outras facetas do projeto, como a moda ou a cada vez mais inovadora e decoração de unhas, estes três cores se transformam em uma máquina do tempo, criando motivos que lembram o estilo art deco através de faixas e simetrias, talvez a aplicação mais original que já vimos.

As tendências deste 2014 não param de nos surpreender, e neste verão, é a vez de uma cor cheia de simbologias. Esperamos que esta revisão vos sirvam para levar a tendência estrela do verão ao máximo nível. Que você tenha um feliz fim de semana!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar sua fonte original, com exceção da imagem de cabeçalho que é de Decoist.
Explora e abandona a tendência do dourado