Explora e abandona a tendência tropical

Apesar de ser uma das tendências mais extremas –e por isso arriscadas– verão, a tendência tropical foi feito um buraco muito respeitável em cada um dos domínios do projeto, incluindo, claro, a decoração. Mas não só: como já te adiantamos em janeiro de 2014, o tropical está presente em quase todas as artes aplicadas: moda, têxteis para o lar, design de mobiliário, design de jóias, design gráfico… Hoje convidamos-vos a dar um passeio por todas essas aplicações para encontrar a sua inspiração na hora de colocá-la em prática de uma maneira consistente com o seu estilo.
Se há um domínio em que a tendência tropical foi consagrado a mar de bem é o da moda. E é que… quem não vai ficar com uma t-shirt, um macaco ou uma calça com estampa de folhas tropicais agora que chega o verão? É um print refrescante e divertido, e acima de tudo muito florido. Talvez por esse motivo, marcas como Zara tornaram o tema tropical no leitmotiv de sua campanha primavera-verão 2014: seja em roupas ou em cenário de fundo, o seu lookbook está repleto de folhas de palmeira.

Não são os únicos: enquanto o blog do Net-à-Porter sugere-nos ideias de estilo para não deixar o look tropical da manhã à noite, blogueiros de moda como Eleonora Carisi nos hechizan com seus looks total tropicais, e outros blogs de estilo mais modestos nos propõem ideias simples e baratas para obter outfits tropicais sem dar o cante e sem gastar muito.
Net-à-Porter
Eleonora Carisi
Myy Fashion Blogg
Até mesmo as grandes, como Diane Von Fürstenberg, nos propõem dar uma volta de porca com a tendência a abandonar as folhas para se concentrar no exotismo colorido de flores remotas.
Diane Von Fürstenberg para Bergdorf Goodman
Vá, que esta tendência já está tão arraigado que nem os homens nem o branding escapam da moda tropical.
Calças tropicais para homem
Imagem gráfica de Holly Burger
Na decoração, o tropical também veio pisando forte, e nos acompanha, tanto em tecidos, papel de parede e estofos, como na global criação de ambientes. Há mesmo marcas híbridas entre o mundo da decoração e da moda, como House of Hackney, que jogam a extremar a tendência até o ponto de fundir os vestidos com a decoração.

Em sua extensa coleção Palmeiral cobrem prints tropicais de todo o tipo e cor para todos os tipos de produtos, desde sofás e poltronas para vestidos e sapatos, passando por protetores de mão de cozinha, livros, fatos de banho e lâmpadas.

O tropical está muito presente também no papel de parede e telas, utilizadas posteriormente para uma infinidade de coisas, como toalhas de mesa, forros de almofadas ou lençóis.
Papel de parede Kravet
Papel de parede Schumacher
Papel de parede Schumacher

Se você quiser inspiraros para criar ambientes com um toque tropical, sem casaros muito com nenhum print concreto, não hesite em dar uma olhada neste post de tendências em decoração para o verão 2014 que publicábamos há poucos dias. E por outro lado, esperamos que você tenha gostado deste percurso, a tendência tropical, que parece que chegou para ficar –pelo menos neste verão.
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte, com exceção da imagem de cabeçalho que é de House of Hackney.
Explora e abandona a tendência tropical