Higienizando a cozinha: como limpar inox?

O inox é um dos materiais mais utilizados em eletrodomésticos e utensílios da cozinha, aparecendo em fogões, micro-ondas, geladeiras, pia, entre outros. Embora seja durável, ele sempre gera uma dúvida: como limpar inox sem danificá-lo?

Para lhe auxiliar nesta tarefa, separamos algumas dicas para limpar inox com mais facilidade. Acompanhe e saiba o que fazer para garantir o melhor resultado possível, eliminando gordura e outra sujeiras do material.

Passo a passo para limpar inox

Limpar inox é um processo mais simples se tiver os itens perfeitos para realizar esse procedimento e se seguir orientações específicas. Veja, abaixo, o que utilizar e como higienizar:

Separe materiais para limpeza

Você precisará de produtos de limpeza de inox, que são desenvolvidos para higienizar a superfície de maneira eficiente e sem causar danos, garantindo a qualidade e beleza do material.

Prefira os produtos biodegradáveis, porque têm grande poder de limpeza e capacidade reduzida de provocar danos ao inox, inclusive no meio ambiente.

Além disso, separe um pano ou escova, que precisam ser macios e estar limpos. Se esses itens estiverem sujos, eles podem transferir resíduos para o inox, o que prejudicará a limpeza.

Aplique o produto

Leia o rótulo do produto e siga as recomendações de uso dadas pelo fabricante, que frequentemente envolvem a aplicação de maneira uniforme sobre a superfície e aguardar poucos minutos para que o produto aja e a limpeza seja mais fácil.

Remova a sujeira

Utilize o pano ou escova para remover a sujeira, esfregando a superfície suavemente. Não utilize produtos abrasivos para realizar esse passo, porque eles podem riscar o inox.

Depois, enxague a superfície até que eventuais sujeiras sejam totalmente removidas, bem como resíduos dos produtos de limpeza. Se o enxágue não for possível (por exemplo, no caso de eletrodomésticos), passe um pano limpo e úmido na superfície.