Idéias de arranjos florais de verão (2)

Há um par de dias iniciamos a série sobre as idéias de arranjos florais de verão mostrándoos várias ideias de ramos decorativos feitos com hortênsias, lavanda e flores silvestres, e este foi o resultado. Hoje continuamos com três novas flores temporada, que certamente conheceis perfeitamente, embora talvez seu nome não vos pareça tanto: a final do inverno, a paniculata e o chata de gerânio.

A final do inverno é uma flor pequena, mas muito vistosa, em forma de campânula e fragrância intensa, que floresce na primavera e mantém-se viva durante todo o verão. Entre suas variedades encontramos tanto discretas flores brancas, como flores de intensos vermelhos, rosas e amarelos. Mas se por algo se destaca por sua durabilidade, uma vez cortada, o que a torna ideal para criar vivos e atraentes arranjos florais com os que decorar a casa.

Encontramos estrelando ramos inteiros, tanto monocromáticos como misturando várias cores da flor, embora também se combina com flores grandes ou variadas.

Por seu aspecto fino e delicado, combina muito bem com outra flor delicada verão como é a hortênsia. Repara que bonitas ficam juntas em ramos. A lavanda ornamental traz aqui unificação cromática entre as duas flores além de enriquecer o perfume natural da final do inverno.

Quanto à paniculata, trata-se de uma planta de origem selvagem, que produz uma flor pequena e branca do que a certeza de que tendes visto mil vezes, mas não sei que se chama assim. É normalmente usado em ramos como material de enchimento ou de forma ornamental, mas, como a lavanda, fica bem ela sozinha em vasos, vasilhas e damajuanas, dando lugar a arranjos florais, rústicos e com um ar antigo. Além disso, quando se seca continua ficando quase tão bem, com o que se gosta do seu acordo de paniculata, não se preocupe: você vai durar meses!

E para terminar, o gerânio, talvez a flor de verão mais vistosa e conhecido. Além de suas cores alegres, capazes de animar a varanda mais branda ou vaso mais simples, os gerânios têm a vantagem de serem resistentes e fáceis de cuidar, já que não exige grandes cuidados. São ideais para cultivá-las em um vaso ou no jardim na primavera e deixar que decoren por si mesmos o ambiente, até meados do outono.

Por se fosse pouco, há muitas variedades de gerânios, cada uma delas com suas formas, suas peculiaridades e seus resultados decorativos: explora as diferentes variedades de gerânios até dar com a que esteticamente se aproxima mais ao que você está procurando e escógela para decorar a sua casa.

Espero que tenham gostado destas idéias de arranjos florais de verão com freesias, paniculata e gerânios. Se você quiser explorar mais ideias, não hesite em dar uma olhada nos ramos decorativos com hortênsias, lavanda e flores silvestres que vos traíamos há poucos dias. E sobre tudo… não vos perca o próximo post!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar sua fonte original, exceto a imagem de cabeçalho que é de Fotolia.
Idéias de arranjos florais de verão (2)