Ideias para decorar (2)

Inspirados pelo frio do inverno, na semana passada, os traíamos 3 ideias para decoração de lareiras usando espelhos, vasos e quadros. Esta semana, queremos continuar contribuindo com ideias originais para decorar as vossas lareiras, se as usar para realmente entrar em calor, como se simplesmente se transformaram em um canto com encanto em vosso lar. E é que as chaminés têm um apelo especial, um não-sei-que capaz de dar personalidade e, por isso, merecem uma decoração sob medida.
1. Decorar lareiras com cerâmica
Que sim, que a cerâmica volta a ser moda, e em particular –mas não vos creiais– a louça, decorando uma parede. Os pratos sobre a parede da lareira são uma boa idéia, se sua decoração é rústica e faz de fogo em sua lareira de forma habitual.

Também são boa ideia dos pratos embora não use a sua lareira, sempre e quando a decores com a mesma delicadeza e elegância que a louça que a acompanha.

Mas a cerâmica não são apenas pratos e talheres: também são figuras e esculturas de cerâmica e porcelana, que você pode usar para decorar a borda. O resultado é um look clássico, discreto e sempre resultón. Simplesmente, funciona.

2. Decorar lareiras com velas e castiçais
As velas são acessórios de decoração muito apetecíveis durante o inverno, já que resumo em um mesmo objeto o calor do fogo, a coligação da casa e a intimidade da penumbra. São, na realidade, como pequenas lareiras portáteis, e por este motivo são ideais para decorar chaminés funcionais ou decorativas.

Se a sua decoração aposta por um toque aristocrático ou vintage, que melhor do que acompanhar as velas de castiçais, esse objeto mágico capaz de conferir dignidade e prestígio a uma simples vela de cera.

3. Decorar lareiras com detalhes sazonais
A lareira é um local ideal para experimentar com a decoração de uma casa e adaptá-la às diferentes épocas do ano. Redecorar outros espaços sempre nos dá mais preguiça, mas o canto da lareira parece existir para que modifiquemos a vontade de acordo vamos riscando datas no calendário. Por exemplo, é perfeito para enfeitá-lo com motivos natalinos:

Ou para transformá-lo em um lugar inquietante e perturbador quando se aproxima o dia das Bruxas, sem a necessidade de converter todo o nosso lar na mansão da Família Adams.

E, até aqui, as ideias para decoração de lareiras de hoje. O que vos pareceu?
Imagens | Art
Ideias para decorar (2)