O que é mais barato, grade de ferro ou de alumínio?

As grades de proteção são investimentos econômicos e altamente eficazes quando se fala em segurança perimetral e cercamento de áreas, entregando um excelente desempenho a um baixo custo.

Entre as principais alternativas de grades disponíveis no mercado estão as de ferro e alumínio. Mas, qual é a mais barata? A seguir, indicamos a versão com preço mais acessível. Continue a leitura e saiba!

Grade de ferro x de alumínio: qual é mais barata?

A grade de ferro é mais barata do que a de alumínio, considerando o metro quadrado do material, que tem valor médio de R$ 150 a 200, dependendo da região do país.

No entanto, é importante ressaltar um ponto: o material em si pode até ser mais barato, mas tem manutenção complicada, já que oxida facilmente. Por isso, pode ter sua estrutura comprometida se não passar por constantes reparos ao longo do ano.

Por exemplo, cercamentos de ferro precisam ser pintados pelo menos duas vezes ao ano, para evitar a oxidação. Esse cuidado maior acaba encarecendo o material, principalmente em comparação ao alumínio.

O alumínio, por sua vez, possui preço sutilmente maior do que o ferro, mas não precisa de grandes cuidados, porque não oxida com facilidade e permanece e bom estado por muitos anos.

Qual grade comprar, a de ferro ou alumínio?

Não sabe se compra grade de ferro ou alumínio? Para garantir a melhor opção é preciso conhecer as principais características de ambos os materiais:

Durabilidade

O ferro se caracterizada por ter menor durabilidade do que o alumínio, porque enferruja facilmente. O alumínio, por sua vez, não oxida completamente, podendo ter vida útil de até 40 anos.

Manutenção

O alumínio se caracteriza por ter baixa manutenção, já que não apresenta marcas de corrosão com facilidade. Por isso, é mais prático, demandando somente manutenções periódicas, como uma limpeza simples.

Já o ferro tem um problema: é altamente corrosivo, exigindo uma manutenção mais frequente. Recomenda-se, por exemplo, que faça uma pintura semestral no material para evitar a ferrugem. Logo, exige mais gastos.

Estética

O alumínio costuma ter uma estética mais agradável, sendo uma opção para quem deseja um material que contribua para a decoração ou não interfira muito nela.

Peso e instalação

O ferro é um material muito mais pesado em comparação ao alumínio. Essa maior carga interfere diretamente no processo de instalação da grade, sendo necessário um tempo maior para finalizá-la.

Considerando essas características de ambos os tipos de grades de proteção, o alumínio leva vantagem e se destaca como a melhor opção de compra, aliando diferentes benefícios.

Tipos de grade de proteção

Interessado em comprar grade de proteção? Duas opções com excelente desempenho são a tela alambrado e o gradil, que garantem boa visibilidade da área externa, são difíceis de serem escaladas e rompidas.

O gradil conta com o diferencial de ter uma estética agradável, tanto que é uma boa pedida para cercamentos em que há preocupação com a decoração do local, sem alterá-la profundamente.

No que se refere ao material de ambas as grades, há alternativas igualmente interessantes como as de aço galvanizado e com revestimento de material sintético, ampliando suas opções para cercamento.