Onde utilizar portões deslizantes?

Escolher o portão adequado para a sua empresa ou residência é uma decisão que deve ser muito bem pensada e analisada. Apesar de parecer um ponto simples na arquitetura do imóvel, o portão faz toda a diferença, tanto para a segurança dos moradores quanto para a valorização da propriedade.

Para que o visual da casa ou do estabelecimento fique harmônico, também é importante estudar e definir o melhor modelo, formato e altura do portão, pois essas características fazem com que o local fique ainda mais atraente e bonito, enaltecendo o seu valor no setor imobiliário.

Fatores como a localização do imóvel, a grande ou pequena circulação de pessoas na região, o tamanho da garagem, a distância da casa em relação a rua e o tipo de calçada que fica em frente à residência, possuem grande influência na escolha do portão adequado.

O portão também pode ser um grande aliado na segurança da casa, por isso seus materiais precisam ser de qualidade e a sua instalação deve ser realizada com empresas que possuam credibilidade e confiança no mercado, visto que o portão cumprirá a sua função com êxito apenas se for instalado corretamente no local.

Dentre tantos tipos de portões existentes, um dos mais populares no Brasil é o portão deslizante. Devido à sua praticidade e simplicidade, o portão deslizante ou portão de correr, como também é conhecido, é comumente encontrado em casas que possuem fachadas médias ou grandes.

 

O QUE SERIAM OS PORTÕES DESLIZANTES?

Os portões deslizantes são aqueles que correm em trilhos fixados no chão e possuem abertura pelas laterais. Eles não ocupam muito espaço, podendo ter diferentes tamanhos, formas e dimensões.

Por serem práticos e não terem muitas limitações, esse tipo de instalação é muito popular nas residências e empresas, já que independem da circulação de pessoas e da própria calçada do local.

 

EM QUAIS LOCAIS DEVO UTILIZAR OS PORTÕES DESLIZANTES?

Esse modelo é indicado para localidades com fachadas médias ou grandes, e que tenham um espaço lateral para a abertura e fechamento do portão. Como os portões deslizantes são práticos e não necessitam de grandes ambientes para o seu funcionamento, eles acabam otimizando o tempo e o próprio terreno dos moradores.

É importante entender os objetivos da instalação de um portão e a própria estrutura da casa antes de escolher o modelo correto, porém é perceptível que os portões de correr se encaixam em vários requisitos, por serem muito intuitivos e funcionais.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UM PORTÃO DESLIZANTE?

Por não ocuparem muito espaço, esse tipo de portão facilita manobras de carros que precisam estacionar ou entrar na garagem da residência, visto que uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos motoristas é ingressar em um local sem realizar batidas ou arranhões em seus automóveis.

Outra vantagem é que os portões deslizantes podem ser facilmente automatizados. Por possuírem uma arquitetura prática, o processo de automatização se torna rápido, fazendo com que o portão funcione de forma mais efetiva, de acordo com as necessidades do morador.

Além disso, esse modelo de portão também pode ser feito sob medida, portanto suas grades, formatos e tamanhos conseguem ser personalizados conforme os objetivos dos donos da residência ou estabelecimento em questão.

 

MODELOS DE PORTÃO

Além dos portões deslizantes, existem também outros modelos que podem se adequar a diferentes tipos de ambientes e localidades, sendo dois deles os pivotantes e os basculantes.

Os portões pivotantes são mais adequados para residências ou chácaras que não possuam grande circulação de pessoas, pois seus dois lados podem abrir para frente ou para trás, como se fossem uma porta. Devido ao seu formato de abertura, os portões pivotantes ocupam uma maior parte da calçada, e isso deve ser levado em consideração pelos proprietários do imóvel no momento de escolher o melhor portão.

Já os portões basculantes ou flutuantes, como também são conhecidos, não necessitam de espaço lateral, pois, quando abertos, ficam suspensos na parte superior. Esse tipo de portão é recomendado para locais com fachadas menores, visto que ocupam o espaço frontal da calçada da residência.

 

AUTOMATIZAÇÃO DE PORTÕES

Atualmente muitos moradores sentem a necessidade de automatizar os portões das suas residências, buscando uma maior praticidade e segurança. Fazer com que os portões funcionem de forma eletrônica aumenta a comodidade do morador, que não precisa mais descer do carro para abrir e fechar o portão.

A automatização também traz mais segurança para a residência, pois muitas vezes os proprietários esquecem de fechar os portões de suas casas, facilitando a entrada de pessoas desconhecidas no local.

Com o avanço da tecnologia, a automação de portões se torna uma possibilidade importante para os moradores que estão em busca de mais conforto, agilidade e funcionalidade em suas rotinas. Essa modernização está atrelada à uma escolha de portão bem pensada e analisada, pois assim todos os elementos da casa ficam em harmonia.