Os benefícios do UGC

O UGC tem sido apontado como uma das principais tendências em marketing digital. Ainda não sabe do que se trata? Sem problemas! A seguir, explicamos o que é UGC e quais são seus benefícios. Continue a leitura e saiba o porquê de ser tão relevante.

benefícios do UGC

O que é UGC?

Trata-se do User Generated Content, que pode ser traduzido como “conteúdo gerado pelo usuário”. Nada mais é do que um conteúdo criado e divulgado espontaneamente pelo usuário de uma marca.

É o caso de avaliações de produtos e experiências, as famosas reviews, em sites especializados, e-commerces e no próprio Google Meu Negócio, seja no formato de texto ou em vídeo, por exemplo.

 

Por que o UGC é relevante?

O UGC se tornou relevante porque tem poder elevado de influência. Como é produzido por usuários da própria marca, uma pessoa que teve uma experiência real com o produto ou serviço oferecido, o conteúdo tem maior credibilidade do que posts pagos, trazendo resultados expressivos em conversão e vendas.

 

Benefícios do UGC

O conteúdo gerado pelo usuário traz uma série de benefícios à marca, com maior engajamento e alcance em diferentes plataformas. O UGC proporciona, especificamente:

 

Conteúdo relevante gratuito

Um dos principais benefícios do UGC é que o conteúdo é gerado gratuitamente por terceiros e não pela equipe responsável pelo marketing da marca. Na prática, isso significa economia de dinheiro e de tempo.

 

Melhoria do SEO

A produção de conteúdo por usuários vinculado à marca normalmente é frequente e em grande volume. Esse maior engajamento, com várias pessoas falando sobre sua marca, já basta para provocar uma melhoria de SEO.

Isso quer dizer que suas páginas, site ou negócio terão um melhor ranqueamento em páginas de resultados de busca, atingindo posições de destaque de forma orgânica (sem realizar pagamentos).

 

Maior confiabilidade

Conteúdo espontâneo gerado por usuários de uma marca tende a gerar maior confiabilidade do que anúncios pagos. O motivo é simples: as pessoas sabem que um conteúdo pago foi feito para vender, logo, é apelativo.

Já o conteúdo do usuário não tem comprometimento com a marca e se torna peça importante na tomada de decisão. É justamente por isso que o UGC contribui positivamente para o ganho de confiabilidade, autoridade e valor.

 

Levantamento de dados

O UGC possibilita que a empresa faça um levantamento de informações dos usuários e de sua experiência com a marca, tendo dados relevantes para realizar campanhas, adaptar estratégias e implementar melhorias em processos.

 

Engajamento e mais alcance em redes sociais

A marca pode adotar o UGC como uma estratégia de marketing nas redes sociais. Para isso, basta realizações campanhas que estimulem a produção de conteúdo pelos usuários.

É o caso da criação de memes positivos, de hashtags e concursos com alto poder de viralização, atraindo a atenção para a marca e estimulando a criação de conteúdo voluntário em diferentes plataformas.

Essa estratégia pode ser adotada com assertividade e alta possibilidade de retorno e alcance de objetivos se contar com o apoio de uma consultoria de redes sociais prestada por uma agência especializada. Invista nessa alternativa e tenha bons resultados!