Portão pivotante: confira as principais características

Ter um portão em casa ou em prédios é essencial para trazer segurança para o morador. Porém, antes de escolher um portão o ideal é levar em conta todos os custos envolvidos no projeto, em alguns casos o custo x benefício se torna bem atrativo.

Antes de escolher um portão, saiba que terá custos com a instalação, que estão incluídos motores, acessórios, peças e o tipo de portão que será utilizado.

Um portão automatizado pode ser a solução para quem quer praticidade e mais segurança. Os portões automatizados de um modo geral são feitos de alumínio ou qualquer outro material que seja mais leve que o ferro. Eles são feitos de um material mais leve para que o motor não seja forçado cada vez que ele for acionado.

A imagem mostra um exemplo de portão pivotante.

O que levar em consideração antes de escolher um portão?

Antes de escolher um portão você precisa levar em consideração vários pontos, vejamos quais são:

– Segurança: o portão que você vai escolher deve proporcionar um nível de segurança. Por isso, antes de comprar, verifique qual o material que o portão é feito e se vai proporcionar segurança ao qual você deseja. Também é importante verificar a altura ideal, isto é, quanto mais alto o portão, mais segurança ele proporcionará, pois com certeza a altura irá dificultar a entrada de invasores.

– Visão privilegiada: se você deseja ter visibilidade do ambiente externo, isto é, conseguir identificar pessoas estranhas na volta, então escolha portões vazados em formato de tela ou grade. Portões assim, proporcionam uma ótima visibilidade do ambiente externo.

– Durabilidade: os portões com melhor durabilidade são os fabricados em aço galvanizado, este tipo de material não oxida e não enferruja mesmo que fique exposto a muita umidade. Outra opção é escolher um portão com pintura eletrostática epóxi. Essa pintura forma uma camada de proteção sobre o aço, no qual diminui a possibilidade de criar ferrugem.

– Baixa manutenção: procure um portão que ao mesmo tempo lhe dê segurança e tenha baixa manutenção. Portões de madeira precisam de manutenções periódicas, já os de ferro também precisam de manutenção periódica para evitar a ferrugem.

– Portões automatizados: para quem quer segurança, o melhor é optar por portões automáticos, além de dar segurança, pois o processo de fechamento e abertura pode ser à distância, eles ainda são muito práticos.

– Design: se você quer segurança, mas não abre mão da estética do portão, saiba que no mercado existem vários tipos de portões que proporcionam segurança e ainda tem design muito moderno.

– Modelos: se você está em dúvidas se escolhe um portão pronto ou pede para fazer um personalizado, saiba que a melhor opção é avaliar suas necessidades. Um portão pronto, sai mais em conta, mas em alguns casos não atendem todas as necessidades, logo a decisão vai depender desse fator.

– Modo de abertura: é muito importante levar em consideração o espaço disponível para então decidir o modo de abertura do portão. Existem alguns modelos como os basculantes, deslizantes e pivotantes. Se você tem pouco espaço, o ideal é optar por um portão pivotante.

 

O que é portão pivotante?

Os portões pivotantes são modelos que abrem para as laterais, como uma porta simples, pode ter uma ou mais folhas. Ele pode ser vazado, no qual é possível ter mais ventilação e entrada de luz natural, além desse modelo oferecer uma boa visibilidade da rua. Também existe o modelo fechado, no qual é um portão mais pesado, logo o valor do motor será mais caro, pois quanto mais pesado, mais potente deve ser o motor.

 

E como funciona o portão pivotante?

Esse tipo de portão não ocupa um espaço grande quando está fechado. Ele pode tanto ser manual ou automático e pode ser feito de diversos tipos de materiais.

Outra característica de um portão pivotante é que esse tipo de portão não necessita de trilhos e não impõe limite de altura para a passagem.

 

E onde usar portão pivotante?

O portão da garagem pivotante quando está aberto, ele ocupa uma parte da calçada se a abertura for para fora, logo esse tipo de portão é muito utilizado em casas, sítios e chácaras na qual não possuem muita circulação de pessoas. Porém, se a abertura for para dentro, não ocupará o espaço da calçada.

Se você deseja praticidade e segurança, o ideal é optar por um portão pivotante automático. Dessa maneira é possível ter mais segurança, pois você pode acionar o controle para que o portão comece o processo de abertura estando a alguns metros de distância de forma rápida.

 

E onde comprar portão pivotante?

Se você se interessou por um portão pivotante, saiba que nós da Dimatelas temos diversas opções de portões pivotantes, inclusive temos também outras opções de portões. Se quiser saber mais, basta acessar nosso site e conferir os modelos!