Principais dicas ao abrir uma serralheria.

A serralheria é caracterizada como uma indústria ou fábrica onde são produzidas peças para grades, janelas, portas, portões e estruturas metálicas, por exemplo. Na maioria das vezes, os profissionais que atuam nesta área são bem informados e experientes para oferecer o melhor para as empresas e pessoas físicas.

É importante saber que essa área está diretamente ligada ao setor da construção civil e pode atender tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, o que ajuda na hora de conquistar novos clientes.

Se você deseja abrir uma serralheria e precisa de ajuda com este assunto, este texto é para você! Separamos algumas dicas essenciais para quem deseja fazer parte deste setor e conquistar a tão sonhada liberdade financeira, com sabedoria.

A imagem mostra um exemplo de alguém fazendo o trabalho em uma serralheria.

Como abrir uma serralheria?

O ramo da serralheria é um ótimo negócio, mas é preciso conhecer muito bem a parte técnica e ter uma boa percepção do mercado para fabricar melhor.

Além disso, é importante contar com bons fornecedores para que sua empresa nunca seja esquecida durante uma entrega ou corra o risco de não vender devido à falta de materiais. Veja as dicas que separamos para você encontrar ótimos parceiros como fornecedores de materiais.

 

1. Faça uma pesquisa online

Essa dica pode parecer óbvia, mas saiba que muitas vezes ela não é seguida. É preciso saber que pesquisar fornecedores vai muito além de buscar informações na primeira o Google. Para que você consiga bons contatos olhe com cuidado o máximo de páginas que conseguir.

Vale mudar as palavras na hora da pesquisa para encontrar bons fornecedores. Ao invés de colocar apenas “fornecedor + nome do produto”, digite os sinônimos, como Distribuidora de alumínio Curitiba.

A dica é selecionar fornecedores com boa reputação, preço, entrega e prazo relevantes. Por isso, faça uma busca mais aprofundada e interaja com a empresa para conhecer o atendimento oferecido.

 

2. Prefira fornecedores locais

Esse ponto é importante, pois quanto mais próximo seu fornecedor estiver, mais chance dele ter um tempo melhor para entrega. Considere isso, pois seu negócio depende dos produtos para vender.

Participe de feiras do seu nicho de mercado

Eventos com as feiras são ótimos para você ampliar seu networking, já que elas sinalizam que o empresário tem responsabilidade e vontade de crescer.

 

3. Fique de olhos nos catálogos e portais online

De tempos em tempos, muitas empresas fornecem catálogos sobre seus produtos, o que é ótimo para encontrar bons fornecedores. Vale olhar também as redes sociais e os sites de feiras especializadas, pois, normalmente, eles fornecem informações das empresas que compareceram aos eventos.

 

4. Fale com o fabricante

Falar diretamente com o fabricante é uma ótima estratégia, pois ele sabe quais empresas revendem seus produtos. Existem casos em que o fabricante vende diretamente para o cliente, o que pode resultar em preços bem menores.

 

5. Analise o preço e as formas de pagamento

Veja se o preço dos produtos, a qualidade deles e as formas de pagamentos são bons para você, já que escolher fornecedores com preços absurdos podem não ser uma boa opção para o negócio.

Nesta avaliação, compare todos os fornecedores listando a qualidade dos produtos, melhor custo-benefício-qualidade, veja os tipos de descontos e as boas condições de parcelamento. Vale lembrar também do valor do frete, das taxas de serviço e os impostos.

 

6. Busque mercados fixos

A serralheria pode ter mercados fixos, o que é ideal para encontrar fornecedores. Isso é excelente para evitar que fique trocando de empresa a todo o momento.

 

7. Analise a capacidade de fornecimento

É importante ter uma conversa bem clara com seus fornecedores e verificar se eles são capazes de suprir a sua demanda e se não vão te abandonar quando precisar. Além disso, tenha certeza do prazo que eles oferecem para preencher o seu estoque.

Saiba que a base de uma parceria de sucesso com seu fornecedor é feita com honestidade. Por este motivo, seja sincero sobre o que você precisa e em quanto tempo, para ter certeza se ele pode ou não atender.

De nada vai adiantar encontrar fornecedores com ótimos produtos, mas que não atender seu negócio no tempo que você precisa, pois isso pode te deixar mal com seus os clientes.

 

8. Vá atrás de bons fornecedores!

Vale lembrar que ter contato com bons fornecedores de matéria prima também vai fazer sua empresa se diferenciar nesse ramo. Para isso, ofereça o melhor produto possível no mercado, mesmo que o preço cobrado seja um pouco acima das serralherias que atuam com chapas de baixa qualidade.

Por este motivo, a dica é dia através de fornecedores que ofereçam produtos de qualidade, com o melhor custo baixo e parceria duradoura.

Se você quer abrir uma serralheria, mas ainda tem dúvidas sobre este assunto, saiba que a Vidromax – Componentes para vidros – atua com melhores produtos para distribuição, entre em contato.