Quantas questões preciso acertar para passar no exame do CFC?

Se você quer se formar na faculdade de Ciências Contábeis e atuar como contador ou contadora, primeiro precisa passar pelo Exame de Suficiência.

A prova é realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e é a avaliação a que precisam se submeter os bacharéis e alunos do último ano letivo da graduação de ciências contábeis no Brasil.

O exame de suficiência foi criado no ano 2000, mas somente a partir de 2010 a Lei 12.249/2010, regulamentou que diz que a aprovação nesse exame é obrigatória para que esses profissionais e alunos possam requerer o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e com isso, possam exercer a profissão como Contador.

O objetivo do exame de suficiencia crc é fazer com que os candidatos comprovem com os conhecimentos que foram adquiridos durante o curso de contabilidade que estão aptos a desempenhar a profissão.

Então, se você vai prestar o exame de suficiência contábil, continue lendo esse texto. Aqui você vai encontrar todas as informações que precisa para se sair bem na prova, quantas questões são necessárias para ser aprovado e como se preparar para o dia do Exame.

 

O que cai no Exame de Suficiência?

O Conselho Federal de Contabilidade divulga, em média, dois editais por ano, uma no primeiro e a outra no segundo semestre.

A prova cfc que os bacharéis e estudantes realizam é composta por uma avaliação objetiva de múltipla escolha (A, B, C e D). Essas questões são elaboradas com base nas disciplinas cursadas durante os quatro anos da graduação em Ciências Contábeis.

O conteúdo das questões são divulgados em edital, mas podemos dizer que, geralmente, as perguntas são sobre as seguintes disciplinas:

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade de Custos
  • Teoria da Contabilidade
  • Matemática Financeira e Estatística
  • Contabilidade Aplicada ao Setor Público
  • Contabilidade Gerencial
  • Controladoria
  • Noções de Direito e Legislação Aplicada
  • Língua Portuguesa Aplicada
  • Auditoria Contábil
  • Legislação e Ética Profissional
  • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade
  • Perícia Contábil

Ao todo são 50 questões  divididas entre os assuntos acima.

 

Quantas questões preciso acertar?

Antes de saber como estudar para o exame do cfc, você precisa saber quantas das 50 questões precisa acertar para ser aprovado.

Cada questão vale 1 ponto e para ser aprovado no Exame CFC, o candidato precisa, no mínimo, acertar 25 questões da prova, que totaliza 50% de acertos.

As inscrições são realizadas pelo site da banca examinadora do Exame ou pelo site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

 

Como se preparar para o exame de suficiência

Então, agora que você já sabe o que cai e quantas questões precisa acertar para ser aprovado no Exame de Suficiência, está na hora de começar a sua preparação.

Lembre-se que as 50 questões da prova são sobre conteúdos estudados desde o primeiro ano da graduação, portanto é sempre necessário realizar uma revisão de todos os eles. E a melhor maneira de você relembrar todas essas disciplinas é com um o exame de suficiencia.

Se você está no último ano da faculdade ou já está formado, o curso preparatorio para exame de suficiencia crc online é a melhor opção para você. Com ele você vai poder acessar as videoaulas de onde quiser, bastando ter um dispositivo (computador, smartphone ou tablet) com acesso à internet.

A melhor maneira de você se preparar para o Exame CFC é com um curso preparatório para exame de suficiencia crc online.

Além disso, você não perde tempo procurando os conteúdos citados acima em pilhas de apostilas, basta acompanhar as videoaulas na ordem em que estão inseridas, pois elas já estão em formato de planos de estudos. Isso quer dizer que se você não vai precisar se preocupar em como montar um cronograma de estudos.

Por fim, você não pode se esquecer de treinar o que aprendeu nas videoaulas e nos oito semestres da graduação em ciências contábeis.

Além disso, após assistir a todas as aulas, ou entre elas, você pode testar os conteúdos com os simulado prova cfc preparados para ajudar na sua preparação. Após assistir a todas as videoaulas, você deve responder questões e acessar a prova crc  resolvida e comentada, para ter certeza que aprendeu todos os conteúdos e saber quais ainda precisam de revisão.

Agora que você sabe tudo sobre o Exame e curso exame de suficiencia crc pode começar a sua preparação e garantir a nota necessária para atuar como  contador ou contadora devidamente regstrado no Conselho Regional de Contabilidade.