Quer personalizar seu carro? Veja quais as permissões do Detran SP

Saiba como e o que você pode mudar para deixar seu carro com a sua cara
Reprodução/iStock Photos

Você já pensou em personalizar seu carro? Assim como uma casa ou roupas, a aparência de um automóvel pode dizer muito sobre como somos. Comprar um carro é uma grande conquista pessoal, mas, na maioria das vezes, se trata de um modelo comum, que muitas pessoas adquirem. Mudar a cor, o rebaixamento, os aros, adicionar chaveiros, adesivos – todos esses elementos dão a sua cara ao carro que você vai dirigir.

É claro, as dúvidas começam a surgir, principalmente sobre o que se pode ou não pode modificar no automóvel. Se você tem essa vontade e mora no estado de São Paulo, veio se informar no lugar certo! Abaixo, iremos listar algumas das permissões do Detran SP, e quais são as exigências para alterar as características do seu veículo.

O que é o Detran?

Antes de começarmos, precisamos esclarecer o que é esse órgão. O Departamento Estadual de Trânsito basicamente regulamenta o sistema nacional de trânsito, e é responsável pela emissão da CNH, por vistorias e inspeções dos veículos.


O Detran também fica encarregado de autuações e aplicações de medidas administrativas conforme irregularidades, como multas e suspensões.

Cada estado possui um Detran, então é importante conhecer a subdivisão de onde você mora! Se você quer acessar a qualquer um dos serviços poderá acessá-los no site oficial ou então seguindo os tutoriais de detransp2020.com.br

Primeiro passo a passo

Você decidiu personalizar seu carro, isso é ótimo! Antes de começar a modificar, é preciso seguir um passo a passo disponibilizado pelo Detran SP.

  • É preciso ter adquirido o veículo de forma legal – ou seja, possuir todos os documentos do automóvel conforme as leis
  • O veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas – como multas ou cassação do automóvel
  • Realizar uma vistoria prévia e solicitar a autorização do departamento – o Detran SP vai emitir os documentos para os demais órgãos, para que você não tenha problemas quando começar as alterações
  • Fazer as mudanças – deixe a criatividade correr solta!
  • Passar por vistorias veiculares, com atestado de segurança – o InMetro vai emitir o Certificado de Segurança Veicular, necessário para você dirigir
  • Pagar as taxas exigidas pelo Detran SP – necessária para os novos documentos

O que o Detran SP permite alterar?

Você pode personalizar a cor, a carroceria, os para-choques, os faróis, o motor, os pneus, a suspensão, a plataforma, e ainda adicionar blindagem e envelopamento.

Todas essas características do veículo necessitam de uma alteração antecipada do Detran SP, caso contrário, você pode ser multado por alterações irregulares do veículo!

O departamento de trânsito não apresenta grandes proibições quanto à quais cores você pode usar, ou qual a altura do rebaixamento. Desde que o automóvel passe na vistoria de segurança, pague as taxas e o seguro obrigatório e retire os novos documentos com as mudanças indicadas, é possível deixar o carro da maneira que você quiser!

É importante lembrar que cada estado possui um Detran, e as permissões do órgão quanto as alterações das características do veículo podem variar.

Se você quer transformar seu carro em algo único, é só procurar o Detran SP e ser feliz!