Tutoriais DIY: como fazer uma mesa com paletes

O DIY não é uma moda passageira. Se não, que o digam as milhares de pessoas que compartilham suas criações em blogs ou redes sociais, como o Pinterest. Um mundo de ideias práticas e, sobretudo, econômicas, em que há também um lugar para os móveis e que nos vem que nem pintado em tempos de crise.
Se procura uma decoração totalmente DIY, como se simplesmente quer dar ao espaço um toque genuíno com uma peça feita à mão, por ti, te interessa saber as últimas tendências em móveis DIY. E uma das mais destacadas é a elaboração de móveis de paletes, essas superfícies de madeira sem polimento sobre as que transportam mercadorias e que, com um pouco de imaginação e algumas visitas à Internet e na blogosfera– podemos reciclar de mil e uma maneiras.

O principal atrativo dos móveis feitos com pallets é o toque rústico que dão graças a sua madeira não tratada. Por outra parte, a sua estrutura de tábuas ou sarrafos dá um look um tanto industrial que fica muito bem em escritórios e espaços de trabalho criativos. Hoje queremos mostrar passo a passo como fazer uma mesa de centro, a partir de paletes. Você vai ver que é mais simples do que parece à primeira vista.

1. Obter o palete
Embora tenha aumentado a demanda, ainda se deixam muitos paletes em nossas cidades. O ideal é visitar zonas industriais onde a carga e descarga de mercadorias seja constante ou, simplesmente, pedir diretamente a alguma empresa que nos ofereça. Com um pouco de paciência, pois os dois ou três que precisamos para este projeto.

2. O tratamento da madeira
A madeira de paletes é cheia de imperfeições. Antes de envernizar e pintar, recomendamos que lijéis a superfície, eliminando assim qualquer outro que possa fazer mal a alguém ou estragar o vosso trabalho de pulverização.

3. Envernizar (e pintar)
Muitos pallets já vêm coloridas para identificar a empresa que aluga. As cores mais comuns, além da madeira natural, o azul e o vermelho. Antes de trabalhar com eles, recomendamos aplicar uma camada de verniz fosco incolor, não muito densa. Deste modo igualaréis da área e prepararéis a madeira para as 2 ou 3 camadas de tinta de cor necessárias para um bom resultado –se você quiser pallets pintados e não de cor de madeira natural. Outra opção é manter o colorido original do palete, de identificação de sua empresa: às vezes, os logotipos e as cores das marcas são de mais bonito em um pallet usado.

4. Adicionar pernas ao palete
Uma opção para prós é adicioná-lo pernas ao palete. Neste ponto temos duas opções: adicionar pernas convencionais –que você pode encontrar em qualquer loja de bricolage– ou, dependendo da altura, colocar rodas de silicone. Neste caso, recomendamos que escolhêsseis umas que incluam freios, assim evitaréis que a mesa se mova. Por outra parte, se tiver rodas será fácil de deslocar para limpar o chão.

5. Enfileirados, os paletes
Outra opção para prós é colocar vários paletes uns em cima dos outros e encolarlos, obtendo assim uma bonita mesa artesanal de vários andares. Recordamos que a madeira de pallet é muito pesada, então é melhor unir os dois paletes neste ponto e evitar manipulações complicadas. Você pode usar uma cola para madeira convencional.

6. Aplicar um material de superfície
Aqui vos sugerimos várias alternativas: vidro, madeira ou uma prancha de acrílico. As três opções são igualmente elegantes, mas a terceira tem a seu favor uma enorme resistência à ruptura. Em caso de desastre, dificilmente nós gostaríamos de cortar. Outra vantagem é que, no mercado, existem metacrilatos de muitas cores, então, que uma mesma mesa, pode parecer diferente com uma simples mudança em sua superfície.

O que vos parecido com este tutorial DIY? Fazer uma mesa com paletes nunca foi tão simples.
Tutoriais DIY: como fazer uma mesa com paletes