Tutorial DIY: como envelhecer móveis com pintura

Sabemos disso. Sabemos que você morre por ter na sua casa uma peça única que reflita a sua personalidade, um móvel com acabamento antigo que lhe dê um ar vintage e muito especial a sua decoração. Mas também sabemos que procura e procura e nunca dá com essa peça especial, incrível, diferente de mobiliário. Assim que nos aconteceu propor-lhe: por que não o creias tu? Com o simples tutorial DIY para o envelhecimento de móveis com pintura que hoje nós trazemos-lhe a partir do fantástico blog Movita Beaucoup é muito fácil obtê-lo. Já verás, confira os passos… a Certeza que te anima!
O passo a passo de Rachel de Movita Beaucoup foi concebido para utilizar um móvel novo para a base do projeto. Ou seja, um móvel pré-fabricado, perfeitamente construído e lacado. Todas as dicas e instruções fornecidos neste post baseiam-se na premissa de que utiliza como base um móvel desse tipo. Além disso, tenha em conta que o resultado que você obterá será o de um envelhecido leve, ou seja, uma peça de mobiliário para decorar com estilo vintage romântico e não uma antiguidade. Para obter uma peça de mobiliário com acabamento ligeiramente envelhecido usando tinta apenas tem que seguir os seguintes passos:
Passo 1-Lixar
Use uma lixa fina ou média para lixar o móvel. Você pode usar uma lixa manual ou mecânica. O ideal é lixar toda a pintura até a madeira, mas se você utilize um móvel novo para o projeto certamente não conseguirá. O objetivo aqui é brincar com as asperezas da superfície para obter o look rústico que estamos procurando. Lixa seguindo o grão da madeira, assim você terá um acabamento envelhecido.

Uma vez que você terminar de lixar, elimina os restos de pó com um pano úmido ou até mesmo com um pequeno aspirador de pó para que não fique nada de sujeira nos cantos e recantos.
Passo 2: Primário
A cartilha não é outra coisa que colocar uma primeira camada de uma pintura especial que há de base, fechando o poro da pintura, para que não absorva muita pintura e homogeneizando a superfície. Deixe um tempo adequado para a secagem da base, já que serve para proteger o móvel.

Passo 3: uma Primeira camada de
Se você utilize um móvel novo, certamente não terás podido lixar até a madeira, assim a sua primeira camada de pintura deve ser uma pintura que simulasse a cor da madeira (tipo marrom escuro). Dito de outro modo, nesta etapa, falseamos um fundo de madeira, aplicando duas camadas de pintura marrom.

Passo 4: Encerar
Depois de seca a primeira camada de tinta marrom, usa uma vela normal e corrente para encerar as áreas que você quer que sejam desgastadas. Com a vela, você deve esfregar em arestas, bancos de pernas, cantos, maçanetas de portas e em geral em todas as áreas em que, então, querer que se consulte a “madeira”, simulando um acabamento envelhecido pelo uso.

Quando você terminar de encerar, se ficam restos de cera no armário. Você deverá retirar os pedaços de cera em excesso com um pincel de pintura, com cuidado para não excluir sem querer toda a camada de cera que você acabou de colocar.
Passo 5: Pintar
É a hora da verdade: neste passo você vai dar o móvel a cor final que você quer que se veja. No tutorial original escolhem um tom de branco, mas pode ser qualquer cor: rosa, azul, verde…

Escolha uma tinta de alta cobertura e aplica três camadas finas de tinta neste passo. É importante que sejam três camadas finas –não uma única camada, mas mais grossa –, porque você vai ter um acabamento mais fino e uniforme.
Passo 6: Remover a cera
Quando as 3 camadas de pintura de cobertura tenham secado, é hora de retirar a cera que temos aplicado antes. Ayúdate de um chuchillo com ponta redonda e vá retirando a cera nas zonas em que a tenha aplicado. Você verá que a primeira camada de tinta marrom –a “madeira”– fica à vista. Nesta etapa, é muito importante ir com cuidado para não retirar sem querer a pintura até a base.

Em seguida, elimina os restos de pintura suavemente com uma lixa, que passará somente por locais onde está exposta a tinta marrom –a “madeira” –.

Passo 7: Envejécelo ainda mais
Este passo é opcional, mas nós nos amamos. Se quiser dar ao móvel um aspecto realmente antigo, recomendamos fazer uma mistura consistente em três partes de água e uma parte de tinta marrom –a “madeira”– e aplicá-la nas áreas onde há gasto da seguinte forma: aplique suavemente com uma esponja ou com um aplicador de espuma e remova-a imediatamente com um pano de fibra –que não deixe hilillos–.

A superfície ficará como “manchada” de um tom amarelado, consolidar e fortalecer ainda mais o “efeito de desgaste”. Faça isso repetidas vezes e joga um pouco, se você sabe a pouco, você pode aplicar mais ou uma segunda camada. Não te cortes!

Passo 8: Proteger
Depois de deixar repousar o armário, pelo menos, 48h após o último passo, é hora de aplicar um verniz protetor ao armário. No tutorial de Movita Beaucoup recomendam fazê-lo com uma esponja ou um rolo, em suma, uma ferramenta que evite deixar marcas de cerdas de pincel. Mas se você usa o pincel, certifique-se de que não regodearte muito na aplicação, para que não fiquem essas marcas. Uma coisa muito importante: não mandar abanar a lata do produto antes de usá-lo, pois, do contrário, restará o verniz com bolhas. Se tudo correr bem, o resultado final deve ser este:

E é isso, amigos: com este simples tutorial DIY por fim podereis dispor de um armário antigo em casa, feito por vós mesmos e utilizando, se necessário, quaisquer móveis que você tem em mão. Esperamos que vos animéis a testá-lo! Por certo, aqui está mais tutoriais DIY em decoração para testar.
Que vocês tenham uma semana feliz!
Imagens | Clicando em cada imagem, você pode acessar a sua fonte original.
Tutorial DIY: como envelhecer móveis com pintura