Tutorial DIY: como fazer um móvel para bebê

Há alguns dias os traíamos algumas ideias de decoração de primavera para bebês através da utilização de vários recursos: quadros, adesivos de parede, estantes e móveis para crianças entre outros objetos. De fato, eu gostei tanto encontrar móveis para crianças originais que não parou até encontrar um tutorial DIY para fazer um móvel para bebê de forma fácil, económica e com poucos recursos. E o que nós encontramos! Trata-Se do passo a passo para fazer o Lucky Star Ombre Mobile ChiWei, responsável do blog One Dog Woof, centrado no mundo craft e da cozinha. E gostei porque precisam de muito poucos materiais e não é nada complicado. Eu vo-lo temos a seguir.

Para fazer este celular é preciso o seguinte:
Papel craft (ou, se você se atreve, papel de origami)
Pintura em spray
Regra longa e vitória
Agulha e dedal
Barbante ou cordão
Tópico normal
Aro de bordado
Tela normal, de feltro ou de pelúcia de acordo com seu gosto (para a lua)
Se você tem, máquina de costura (se não, você pode costurá-lo todo à mão)
Recheio para a lua
Começaremos por o que dá mais trabalho: as estrelas. Este tipo de estrelas gordas –denominadas Lucky Stars, de preferência feitos com papel de origami, mas se você não pode obtê-lo, não se preocupe: você também pode fazê-las com papel craft, papel de scrapbook ou papel de revista. Existem ainda sites que vendem as tiras pré-cortadas para fazer esta manuseio. Mas, sem dúvida, o papel craft oferece maiores possibilidades de personalização, já que você pode pintá-lo da cor que quiser, com progressão de cor ou sem ela, e, além disso, é muito resistente.

Passo 1: estende o papel sobre uma mesa protegida e rocíalo com a pintura em spray. Se quiser que haja uma progressão de cor –que estejamos, de um azul mais intenso para um azul mais claro–, o melhor é que você utilize várias tonalidades de tinta.

Passo 2: uma vez que você tenha pintado e seco, córtalo com uma vitória e uma regra ou com uma guilhotina em tiras de cerca de 51cm de comprimento e 1,3 cm de largura. Tenha em conta que a estrela final será a 1,5 vezes a largura de sua tira, então, tendo isso em mente, você pode variar um pouco o tamanho final de suas estrelas, fazendo as tiras mais grossas ou mais finas.

Passo 3: para criar as estrelas, ChiWen nos remete para o passo a passo para fazer Lucky Stars do blog Folding Trees, que reproduzimos aqui. Para cada estrela, você precisa de uma tira. Primeiro, reúne as tiras que combinam bem entre si e escolhe a primeira.

Faça um loop na extremidade da tira e mete a extremidade curta dentro do loop, como fazer um nó. Puxe-o delicadamente de ambas as extremidades da tira para apertar o nó, você verá que pouco a pouco aparece a forma de um pentágono.

Dobre a extremidade curta para trás. Se a tira do extremo curto espiando por trás –como na foto–, corta o excesso. Agora você ficará um extremo muito, muito curto, mas ainda solto, para que não fique solto guardá-lo na faixa de tira que atravessa, em diagonal, o pentágono.

Agora só lhe ficará solto extremo longo. Este fragmento de tira você tem que dobrá-lo várias vezes sobre o pentágono, sempre alineándola com a linha lateral, externo, do pentágono. Repita a operação até que você tenha usado toda a faixa.

Quando chegar ao final da tira, cortar a borda restante e coloque a extremidade solta dentro da faixa que cruza o pentágono, em diagonal, como você fez antes. Você ficará um pentágono fechado mar de compacto. Agora, coloque o pentágono, entre os dedos polegar e indicador e com a unha do indicador da outra mão pressiona para os lados da figura para criar as 5 pontas da estrela.

E volta a começar até ter todas as estrelas necessárias para este projeto, que, certamente, não têm que ser tantas como as que cria ChiWen. Se você já fez progressão de cor, agrúpalas por toques, se não, simplesmente por quantidades.

Passo 4: em seguida organízalas em linhas a forma em que você quer que pendurados do móvel. Você pode fazer todas as linhas tão finas ou fazer algumas mais longas e outras mais curtas, respeitando uma progressão de cor de menos a mais intensa.

Passo 5: recorte um pedaço comprido de barbante ou cordão, colocá-lo na agulha e faça um nó na ponta. A extremidade do nó de cordel é o que você tem que ir para baixo de volley de estrelas. Costure as estrelas entre si, com a agulha e o cordel, começando pela mais escura – que está para baixo– e terminando com a mais clara –ou a que está em cima–, deixando entre elas uma distância de cerca de 2,5 cm

Quando você para, prende a extremidade superior do cordel ao anel de bordado, que, no caso que nos ocupa é de 15,2 cm de diâmetro. Ao final deverá ter o aro de bordado cheio de tiras de cordel com estrelinhas. Já só nos falta a lua!
Passo 6: a lua é muito fácil de fazer, já que não requer nem que dê a volta, a costura pode ser visto por fora e é igualmente fantástica. Corta dois pedaços de tecido que você escolheu em forma de lua crescente e cóselos entre si, deixando uma abertura, em seguida, preencha a lua suavemente e termínala de fechar.
Passo 7: para montar o móvel, você pode usar o mesmo fio ou cordel que tenha usado para pendurar as estrelas. Ata extremidade superior da lua com um fio ao lugar que você quer que desligue o celular, em seguida, prende a extremidade inferior da lua com 4 fios ao anel de bordados, como os cordéis de estrelas já estavam presos ao anel de bordado, isso significa que temos que terminar o projeto. Se tudo ocorreu bem, você deverá ter algo parecido com isto entre as mãos:

Esperamos que este tutorial DIY para fazer um móvel para bebê, que você pode encontrar em sua versão original, aqui vos tenham gostado tanto quanto nós. Mas se o que você deseja é criar um brinquedo mais interativo, talvez vos interesse o Tutorial DIY sobre como fazer cubos de brinquedo para o bebê do que vos falamos há alguns dias. Feliz Dia do Trabalhador!
Imagens | One Dog Woof, Folding Trees, All Things Paper, Fotolia.
Tutorial DIY: como fazer um móvel para bebê